Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Taxa de condomínio deve ser proporcional ao tamanho do terreno

Autores argumentavam que cobrança é injusta, porquanto custos seriam oriundos de áreas comuns.

há 6 anos

O juiz de Direito Caio Moscariello Rodrigues, da 2ª vara Cível de Santo Amaro/SP, negou pedido de dois moradores que solicitaram que a cobrança da taxa da contribuição para as despesas do condomínio fosse igualitária entre os condôminos.

Os autores alegaram que os custos para os moradores são oriundos das áreas comuns, que são utilizadas de igual modo por todos os condôminos. Aduziram que a prestação de serviços, como o salário dos empregados, serviços de manutenção, conservação, administração e limpeza, por exemplo, é aproveitada do mesmo modo por todos.

O condomínio, por sua vez, argumentou que a cobrança proporcional foi aprovada por assembleia geral com base ainda no CC e na lei 4.591/64. Também ressaltou que o pagamento do mesmo valor de "taxa de condomínio" por todos representaria enriquecimento ilícito.

Ao analisar o caso, o juiz Caio Rodrigues deu razão ao condomínio. Para o julgador, a convenção vai ao encontro da legislação acerca do tema, "devendo prevalecer o modelo de rateio adotado, não havendo ilegalidade na cláusula em tela".

"Assim, de acordo com a legislação, a menos que a convenção do condomínio disponha de forma diversa, o rateio das despesas de condomínio deve observar a fração ideal de terreno de cada unidade."


Veja a sentença.

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorQualidade na defesa de seus direitos
  • Publicações259
  • Seguidores207
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações660
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-de-condominio-deve-ser-proporcional-ao-tamanho-do-terreno/571326096

Informações relacionadas

Carreirão & Dal Grande Advocacia, Advogado
Artigoshá 7 anos

Taxa de condomínio: por unidade ou fração ideal?

Karen Dognani, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Garantias Pessoais: O aval, a fiança e o garante solidário

Pedro Donato, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Diferença entre Aval, Fiança e Garante Solidário

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçaano passado

Recurso - TJCE - Ação Despesas Condominiais - Procedimento Comum Cível - de Associacao de Moradores do Terras Belas contra Walter Mota Empreendimentos Imobiliários e Participações

J Dornelas Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Taxa de inveja: O abuso das cobranças de taxa de condomínio por fração ideal para os moradores das coberturas!

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esse é um dos tantos assuntos polêmicos, que já "deu muito trabalho" e continuará dando, para advogados e juízes, porque, com o crescimento alarmante da "insegurança pública", aumentam proporcionalmente, os loteamentos fechados, que muitas vezes, os administradores cobram taxas escorchantes de "condomínio" dos moradores. Onde estou residindo, por ex. é um loteamento fechado e novo, com pouquíssimos moradores. A administração cobra um valor maior dos proprietários, e "contribui" com um valor bem menor dos seus lotes ainda não vendidos, e ainda limpa todos os lotes já vendidos ou não, com verba da arrecadação do condomínio. Complicado não? Certo ou errado? Legal ou ilegal? continuar lendo